sábado, 28 de janeiro de 2012

"Chega de ser Mulher Maravilha"

Li uma reportagem, achei interessante e gostaria de gerir um pouquinho de conhecimento.
Hoje, nós mulheres, somos sobrecarregadas com trabalho, casa, marido, filhos, família, amigos, e, muitas vezes não sabemos gerir nosso tempo de forma a conciliar todos esses pilares com nossa própria vida (pode parecer que não, mas ela existe).
Nos preocupamos com tantas outras coisas que esquecemos de nós mesmas; isso é muito ruim pois todos temos direito a privacidade, cuidar da saúde, da vaidade, do ego, entre outros aspectos...
Então, preste atenção às dicas do psiquiatra e pesquisador da Universidade do Rio de Janeiro, Ervin Cotrik, para evitar o estresse.

'EQUILÍBRIO: Se inclua em sua lista de prioridades. De vez em quando você deve ser o centro de suas atenções. Com esse pensamento, organize melhor a sua vida. "O melhor é sempre planejar e organizar tarefas com antecedência, trabalhar com metas diárias pode ajudar a evitar sobrecarga", afirma o psiquiatra.
APRENDER A DIZER NÃO: Alguém lhe pede ajuda e você SEMPRE está pronta para auxiliar. É muito legal poder contar com alguém assim sempre.Mas dizer "não" ajuda que o outro cresça, seja responsável e possa tomar decisões sobre a sua própria vida. Além disso, o não para o outro pode significar dizer "sim" também para você. Porque sempre dizer "sim" para o outro, muitas vezes, é uma negação para as suas próprias necessidades.
DEIXAR A CULPA DE LADO SOBRE SUAS LIMITAÇÕES: Acorde! Você não precisa ser sempre a melhor em tudo que for fazer. Não precisa ser a melhor mãe, a melhor esposa, a melhor amiga, a melhor profissional, a MULHER MARAVILHA. E, não tenha culpa se não conseguir realizar uma tarefa de forma incrível. Ninguém pode tudo, por que você poderia? Se permita errar, se permita ser egoísta, pois pensar em si, muitas vezes lhe trará a mesma satisfação do que sempre pensar no outro, e de forma a proteger a si mesma.
MUDE A SUA ROTINA: Chega de trabalhar na rua, trabalhar em casa, trabalhar, trabalhar, trabalhar. Descansar, se exercitar, se alimentar corretamente, esses também são verbos necessários para uma vida saudável e feliz. Saia da rotina, divirta-se, viaje, retome a vida social que, muitas vezes, fica sacrificada em relação às suas demais prioridades. Aquelas, lembra, em que você não se incluía.
RELAXAR: Munerato explica que dormir logo depois de realizar uma tarefa é prejudicial e compromete o descanso e a saúde. "O importante é que na última hora antes de dormir todos devem diminuir o ritmo e procurar realizar atividades que levem ao relaxamento. Ou seja, o corpo deve ser preparado para o sono."
Para o psiquiatra, técnicas de relaxamento, como a meditação, são bons auxiliares para a prevenção do estresse."

Espero que as dicas sejam apreciadas!!
Até logo
Michele Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário